quarta-feira, 6 de abril de 2016

Definições básicas na alimentação

A nutrição animal é definida pelo conjunto de processos pelos quais o animal digere e assimila os nutrientes contidos nos alimentos, utilizando-os para suprir as necessidades do seu organismo.

As necessidades nutricionais dos animais dependem de vários fatores, nomeadamente a sua espécie, estado fisiológico, idade, performance, entre outros.

Neste sentido, o ato de alimentar um animal deve ser um ato consciente, de forma a suprir as suas necessidades e conferir-lhe bem-estar.

Segundo o Regulamento (CE) 767/2009, entende-se por:

“«Matéria-prima para alimentação animal», produtos de origem vegetal ou animal cujo principal objetivo é preencher as necessidades alimentares dos animais, no seu estado natural, fresco ou conservado (…) quer diretamente, quer após transformação, ou para a preparação  de alimentos compostos (…)”

“«Alimento composto para animais», a mistura de, pelo menos, duas matérias-primas para alimentação animal, com ou sem aditivos, para administração por via oral na forma de alimento completo ou complementar”

“«Alimento completo para animais», o alimento composto para animais que , devido à sua composição, é suficiente enquanto ração diária

“ «Alimento complementar para animais», o alimento composto para animais (…) que, devido à sua composição, é suficiente enquanto ração diárias apenas se utilizado em combinação com outro alimento para animais”


Referindo um exemplo prático, na alimentação de Frangos de Engorda:

Lote/Mistura de Cereais para Aves – é um alimento composto complementar. Só por si, não cumpre as necessidades do animal na totalidade.

Ração A115 – é um alimento composto completo. Fórmula que visa cumprir as necessidades totais do animal a que se destina.

Os casos de maneio alimentar incorreto são muito frequentes. Este fato deve-se em grande parte à falta de informação no sector, o que resulta em dietas insuficientes e desequilibradas.

Desta forma, é importante identificar os produtos no mercado pertencentes a estas diferentes categorias e aplicá-los de forma sensata, recorrendo previamente ao conselho de um especialista.

MV | Filipa Severo

Vitor Pereira – Rações, Unipessoal, Lda.

Sem comentários:

Enviar um comentário