quarta-feira, 9 de março de 2016

Breves considerações sobre a Alfarroba

Ceratonia síliqua, uma árvore de folha perene, cujo fruto é a alfarroba. De acordo com os dados da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), em 2012, os cinco maiores países produtores de Alfarroba foram Espanha, Itália, Portugal, Grécia e Marrocos.


A produção de Alfarroba, ao ter expressão a nível nacional, promove que esta seja tipicamente conhecida pela sua incorporação na gastronomia regional, especialmente na zona do Algarve.

Na alimentação humana, é usada principalmente na doçaria, como substituto do chocolate, sendo uma fonte natural de açúcar. Recentemente, tem vindo a ser procurada como parte de uma alimentação saudável devido às suas características nutricionais.

A sua incorporação na alimentação animal também traz benefícios uma vez que é uma fonte de fibra, contém um baixo teor de gordura e a presença de açúcares naturais aumentam a palatabilidade do alimento.

Análise Química (%)
Proteína Bruta
4 - 5
Gordura Bruta
0 - 1
Fibra Bruta
6 - 8
Cinzas Totais
2 - 4

A alfarroba triturada grosseiramente é incorporada na nossa mistura de cereais para coelhos e cavalos – Lote Coelhos e Lote Cavalos, podendo ser também adquirida como cereal simples



Para além desta utilização, é também um dos componentes da fórmula de alimento composto completo para suínos de engorda – S815.

MV | Filipa Severo
Vitor Pereira – Rações, Unipessoal, Lda.

Sem comentários:

Enviar um comentário